quarta-feira, 19 de junho de 2013

LANÇAMENTO PROJETO POSTAIS CÊNICOS 3º EDIÇÃO

Nesta semana está sendo lançado a terceira edição do Projeto Postais Cênicos.
A iniciativa é da companhia teatral CIA IN CENA, sob direção do ator e diretor Cristiano Mullins.

Postais Cênicos destaca em sua nova edição 60 cartões postais diferenciados de arte, em formato 10X15, que serão expostos e distribuídos gratuitamente em mostruários de acrílico em vários espaços da cidade, como: o Centro Cultural Goiânia Ouro, Grande Hotel, Museu de Arte de Goiânia, Biblioteca Cora Coralina, MAG- Museu de artes de Goiânia e Centro Livre de Arte, entre outros.
Com iniciativa da CIA IN CENA, o projeto Postais Cênicos pretende distribuir em sete meses 210 mil cartões postais diferenciados nas áreas de artes cênicas (teatro, dança e circo), música e artes visuais (cinema, performance, vídeo arte e artes plásticas), sendo eles, trabalhos realizados por profissionais e grupos goianos.

Patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto tem produção de Cristiano Mullins, diretor da CIA IN CENA, programação visual de Paulinho Pessoa, arte de spray de Mateus Dutra, assessora técnica visual de Patrick Mendes.

Foram selecionados 50 grupos que se beneficiarão de 4.200 cartões postais, ainda dez selecionados extra, somando mais dois mil cartões. O projeto pretende distribuir gratuitamente 210 mil cartões postais para colecionadores ou aqueles que queiram guardar uma lembrança do que é produzido culturalmente em Goiânia. Segundo Cristiano Mullins, o número de inscritos surpreende, chegando a 103 inscritos e 50 aprovados, todos em plena atividade em Goiânia, informa o ator.

A seleção extra de dez participantes se deve a excelente qualidade de registro de imagens. “Fiquei surpreso e busquei meios para favorecer ainda mais aqueles que se inscreveram, devido a qualidade e consciência que Goiânia possui grandes talentos e que não perde para outras capitais. Ressalto ainda que Postais Cênicos já é uma referência nacional por se tratar de um projeto que de fato são cartões postais e, não um enumerado de logomarcas de empresas que poluem e descaracterizam o contexto da originalidade cultural na qual vivemos”, afirma Mullins.
De acordo com o regulamento os profissionais e grupos de diversas áreas culturais tiveram 30 dias, dias para se inscrever. Os organizadores fizeram ampla divulgação nos meios de comunicação, como: jornais, meios eletrônicos e cartazes, enviando e-mail diretamente aos artistas e, principalmente, a Federação de Teatro de Goiás. Os profissionais e grupos surpreenderam por não deixarem suas inscrições para última hora, pois nesta edição a mesma se realizou através de e-mail e somente os grupos selecionados tiveram o prazo de seis dias para a entrega da ficha original de inscrição com assinatura legível que permite o uso da imagem.
“O projeto tem como característica homenagear, resgatar e contribuir para a relação entre artistas e comunidade. Despertando a apreciação da comunidade para o fazer artístico do município de Goiânia”, diz Cristiano Mullins.
Satisfeito com o resultado, Mullins dispara que não medirá esforços para a terceira edição. Acredita em um projeto democrático e prova disso, nesta edição, foi a prioridade de dez grupos teatrais selecionados que não havia participado das edições anteriores. Ressaltando que na primeira edição de Postais Cênicos o projeto beneficiava somente grupos teatrais. E faz uma observação dizendo que “ainda muitos artistas precisam buscar profissionais para melhor captação de imagem. Goiânia possui excelentes fotógrafos no âmbito cultural, entre eles podemos citar nomes como: Rubens Cerqueira, François Calil, Laysa Vasconcelos, Aline Siqueira, Silvio Quirino, Dirce Vieira, Lu Barcelos, Flávio Issac, Milena Jezenca, e vários outros”.


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FOTOS DO EVENTOS
(LANÇAMENTO)
CRÉDITOS:
-FOTÓGRAFA: LAYZA VASCONCELOS-