terça-feira, 19 de outubro de 2010

COLUNA SOCIAL DA REVISTA ELETRÔNICA! TEMA: "INVEJA"!



.
.
.
COLUNA SOCIAL
REVISTA ELETRÔNICA
"lucadeoliveira.blogspot"
.
.
.
TEMA: "INVEJA" - VÁ CUIDAR DA SUA VIDA!
.
.
.



Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

E pra começar com o pé direito, a gente tem que deixar tudo o que é negativo bem longe. Por isso, a dica de hoje é sobre inveja. Afinal, não dá pra ser linda desejando mal pros outros (ou com os outros desejando seu mal… isola!)

Se formos pensar, não existe nada mais bobo do que a inveja. Você olha para aquela menina com o cabelão maravilhoso, perfeito até quando chove, e já dá aquela vontade de ser ela… Mas você não sabe se ela tem celulite, se não consegue entender a graça de ler um bom livro, se tem unha encravada ou se é alérgica a chocolate (argh, imagina?)

E já que a inveja não leva a nada, o melhor é fazer o possível para que ninguém sinta inveja de você também. E o melhor truque para ser linda(o) sem ser odiada(o) é simples: compartilhar! Se alguém te elogia dizendo que sua pele é incrível, dê uma dica do que você faz! Um creme, um truque de maquiagem, uma receitinha caseira… é muito mais fofo e simpático do que aquela postura “Ai, já nasci assim, pronta(o)!” Assim você aproxima as meninas(os) e ganha novas(os) amigas(os).

A inveja é um sentimento nefasto. Quando não gerenciada, ela prejudica o clima, compromete a produtividade das equipes e a carreira dos profissionais. Por outro lado, quem é alvo da inveja pode sofrer as consequências sem ao menos se dar conta. Essas pessoas começam a ser alvo de fofocas, podem ser marginalizadas ou ter seus erros mais expostos, já que são mais observadas. Para as empresas, o dano é ainda mais silencioso, já que é difícil de ser medido.
Há cobrança por resultados e todos disputam o reconhecimento do chefe e dos clientes. E apesar do discurso sobre a importância da equipe como um todo, os profissionais ainda são mais avaliados pela qualificação técnica e pelos resultados. Logo, quem consegue reconhecimento nem sempre é visto como merecedor, principalmente diante dos olhos dos invejosos.

INVEJA, EU?
Se este tem sido um sentimento recorrente, cuidado. Admitir que sente inveja é o primeiro passo para gerenciá-la. Liste situações em que sentiu inveja e avalie que inseguranças suas estão associadas a elas. Fica mais fácil trabalhar suas deficiências e diminuir a incidência da inveja.

Além disso, é importante aguçar a autopercepção: o que você faz bem, o que precisa melhorar e quais são seus motivadores. Muita gente, por não se conhecer, inveja o cargo, o salário e o status dos outros, mas na verdade não é aquela posição que lhe trará realização. Por isso, concentre-se no seu desenvolvimento, e não nas conquistas alheias.

Pra falar a verdade... sendo mais curto e grosso: "Vá cuidar da sua vida, e deixe os outros viver em paz!"
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
B. Mello
(Colunista)
.
.
.
.
.
.
.

CONHEÇA NOSSO OUTRO TEMA DA COLUNA SOCIAL CLICANDO AQUI.



E LEMBRE-SE
ACESSE SEMPRE E DIVULGUE:
.
.
.
BJUS E ATÉ A PRÓXIMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário