quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

VOCÊ ASSISTIU: "O SOLDADINHO E A BAILARINA"? NÃO? ENTÃO SAIBA COMO...

Livre adaptação do conto O Soldadinho de Chumbo, do dinamarquês Hans Christian Andersen, o musical estrelado por Luana Piovani chegou a São Paulo. Este é o terceiro espetáculo infantil produzido e protagonizado pela atriz.

O espetáculo conta ainda com um elenco de 12 atores que dançam, cantam e tocam instrumentos de percussão, além de três músicos. A direção, cenário e figurinos são do prestigiado Gabriel Villela (A Ópera do Malandro, Os Saltimbancos).

As músicas são o resultado de uma parceria entre o diretor musical Ernani Maletta e o compositor Vitor Pozas, por meio de um projeto com crianças da cidade de Araçuaí, em Minas Gerais. As canções revelam traços culturais da arte popular brasileira e ritmos interioranos. Quanto à cenografia, Villela evitou definir um local específico, fazendo com que o espectador use sua imaginação para criar o universo da bailarina. Já os figurinos remetem à cultura nórdica e do leste europeu, como roupas de linho das festas folclóricas da Hungria. O diretor também buscou inspiração na commedia dell’arte, utilizando tecidos claros, retalhados artesanalmente, com aplicações de pedrarias e bordados à mão, que lembram a poeira da estrada e o teatro itinerante.
A temporada no Rio de Janeiro foi sucesso de crítica e público. Além de entreter, o espetáculo aborda questões sociais importantes, como o respeito às diferenças e a luta contra o preconceito. Com o objetivo de estimular a criatividade e a imaginação infantil, O Soldadinho e a Bailarina utiliza o teatro como ferramenta para a educação e formação cultural.
.
SINOPSE:
Inspirado no clássico da literatura infanto-juvenil, "O Soldadinho de Chumbo", de Hans Christian Andersen, o musical é a terceira incursão de Luana Piovani pela dramaturgia infantil. Na história, a bailarina de papel Sofia vive em um quarto com diversos brinquedos e com o temível Boneco de molas, que fará de tudo para se casar com Sofia. Tudo muda com a chegada do soldadinho de chumbo Perneta, que vem com sua tropa e conquista o coração da bailarina, com quem planeja fugir. O musical traz para a história nórdica as raízes culturais da arte popular brasileira, que marcam fortemente sua trajetória. Para achar o tom que queria para as músicas, o diretor pesquisou com Luana canções e ritmos interioranos como o projeto das crianças de Araçuaí, em Minas Gerais. Já para os figurinos, Villela trouxe peças que costuma garimpar pelo mundo, como as roupas de linho das festas folclóricas da Hungria.
.
ELENCO:
*LUANA PIOVANI Ator/Atriz
Atriz identificada pela produção e atuação em espetáculos direcionados ao público infantil e jovem como os grandes sucessos “Alice no País das Maravilhas” e “O Pequeno Príncipe”, Luana Piovani também tem grande destaque em suas atuações no cinema, TV e teatro adulto. Destacou-se em suas atuações nos filmes “A Mulher Invisível”, “O Homem que Copiava” e “Zuzu Angel” e nos espetáculos teatrais “Mais Uma Vez Amor”, “D’Artagnan” e “Pássaro da Noite”. Na televisão, participou de inúmeras telenovelas e minisséries, com destaque para “Sex Appeal”, “Labirinto”, “O Quinto dos Infernos”, “Suave Veneno” e o especial “Lu”, escrito para ela e apresentado em 2007, como um dos especiais de fim de ano da TV Globo. Por suas atuações em “Alice no País das Maravilhas” e “O Pequeno Príncipe”, recebeu os Prêmios FEMSA de Teatro Jovem e Qualidade Brasil .
.
*PABLO ÁSCOLI Ator/Atriz
Ator e cantor, Pablo Áscoli é formado pela Escola de Artes Dramáticas da UniverCidade - RJ desde 2004. Entre os anos de 1996 e 1999, foi integrante do GRN – Grupo de Rua de Niterói, sob a direção de Bruno Beltrão e Rodrigo Bernardi. Estudou canto com os professores: Agnes Moço, Mauricio Moço e Wladmir Pinheiro. Iniciou sua carreira profissional de ator com o espetáculo “Confabulando”, sob direção de André Paes Leme. Entre seus principais trabalhos estão: “Chacrinha” – Direção de Edu Mansur (2007); “Contos e Cantigas Populares” – Direção de Marcelo Mello, Agnes Moço e Duda Maia (2007); “Sessão da Tarde” – Direção de Flávio Marinho (2008); “Sítio do Pica-Pau Amarelo” – Direção de Roberto Talma (2009); “Saltimbancos” – Direção de Cacá Mourthé (2009/2010) e atualmente protagoniza o espetáculo “O Soldadinho e a Bailarina” ao lado de Luana Piovani sob a direção de Gabriel Villela.
.
*MAURÍCIO SOUZA LIMA Ator/Atriz
Iniciou o curso superior de Artes Cênicas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Fundação Teatro Guaíra e concluiu o bacharelado em 1993, pela UNI/RIO. Além de ator é bacharel em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991). Como Ator de Teatro, destacam-se os trabalhos: "Escola de Mulheres", de Molière, com direção de Laércio Ruffa em 1990 (Arnolfo); "Sonho de uma Noite de Verão", de William Shakespeare, com direção de Marcelo Marchioro em 1991 (Óberon); "Elvira-Jouvet 40", com direção de Clóvis Levi em 1992 (Narrador); "A Comédia dos Erros", de William Shakespeare, com direção de Cláudio Torres Gonzaga em 1992 (Mercador); "Deus e o Diabo na Terra de Gil Vicente", de Gil Vicente, com direção de Alexandre Mello em 1992 (Diabo); "Terror e Miséria no Terceiro Reich" de Bertold Brecht, com direção de Zeca Bittencourt em 1994 (Carl Fürcke); "Barrela", de Plínio Marcos, com direção de Zeca Bittencourt em 1995 (Portuga); "Alta Vigilância", de Jean Genet, com direção de Franncis Mayer em 1998 (Carcereiro); "Urfaust", de Goethe, com direção de Rodolfo García Vázquez em 1998 (Mefistófeles); “A Vida é Sonho” , de Calderón de La Barca, com direção de Gabriel Villela em 1998 e 1999 (Astolfo); “Literatura Viva”, com diversos autores nacionais, direção de Romário Borelli em 1999; “Com Amor, Oscar Wilde”, autoria e protagonista, com direção de Ivone Hoffman, em 2000; “O Diabo e o Bom Deus”, de Jean Paul Sartre , direção de Eugência Thereza de Andrade 2003/2004 (Padre Heinrich); “Wonderland”, um monólogo sobre a AIDS, texto próprio e direção de Silvio Kaviski. 2005 e 2006; “Maria Stuart”, de Frederich Schiller, direção de Antonio Gilberto. 2008 e 2009; “O Soldadinho e a Bailarina”, de Sergio Módena e Gustavo Wabner, direção de Gabriel Villela. 2010.
.
*JANAÍNA AZEVEDO Ator/Atriz
É atriz formada no Curso de Formação Profissional de ator pela CAL - Casa de Artes de Laranjeiras, em 2005. Realizou também cursos de Especialização em Teatro: O Riso do Clown por Thierry Trèmouroux , em 2002, além de Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música, em 1998. No teatro, atuou em musicais como: “South American Way”, de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa; “Tribobó City”, de Maria Clara Machado; “Vamos Brincar de Amor em Cabo Frio”, de Sérgio Viotti; “Auto de Natal”, de Karl Valentin; “Geraldo Pereira - Um Escurinho Brasileiro”, de Ricardo Hosstetter; “Dois Nego e Uma Branca”, de Adélia Sampaio; "A Canção Brasileira", na personagem Modinha; Império, Miguel Falabella e Josimar Carneiro; “Rock´n Roll Show – O Musical dos Musicais” ao lado de Ney Matogrosso, Miguel Falabella, Bibi Ferreira, Marília Pêra; “7” o musical, de Charles Miller e Cláudio Botelho, na personagem Elvira em 2007/2008; “Um lugar chamado Recanto” com texto, música e direção de Fred Mayrink, e outros grandes nomes dos palcos brasileiros. Fez a preparação vocal do espetáculo “Divina Elizeth” em São Paulo, com direção de João Falcão e atuou como atriz no mesmo espetáculo no Rio de Janeiro em 2007. Fez turnê em Portugal com o espetáculo Gota D’água de Chico Buarque e Paulo Pontes em maio de 2009. É também cantora, compositora, professora de canto e Musicoterapeuta. Lançou seu primeiro CD “Luz sem Fim" em Janeiro de 2005. Estudou canto popular e lírico com Felipe Abreu, Eliane Sampaio entre outros. Atualmente dá aulas de canto popular e interpretação para cantores.
.
*GERMANA GUILHERMME Ator/Atriz
Atriz, cantora, compositora e professora de canto e do curso “Workshow - A cena do cantor”. Entre alguns dos musicais que integrou: “O Soldadinho e a Bailarina”- direção de Gabriel Villela, “A Noviça Rebelde”- direção de Charles Muller e Claudio Botelho, “O Império”- direção de Miguel Falabella, “South American Way”- direção de Miguel Falabella, “O Beijo da Mulher Aranha”- direção de Wolf Maia, “A Canção Brasileira” – direção de Paulo Betti. Foi a preparadora vocal exclusiva da atriz Larissa Maciel na minissérie “Maysa – Quando fala o coração”, na TV Globo. Tem trabalho autoral solo como cantora, com apresentações de shows pelo Brasil. Tem larga experiência como vocalista em shows e gravações em estúdios ao lado de artistas como Tim Rescala - foi cantora soprano na trilha sonora da minissérie “O que desejam as Mulheres”, direção de Luiz Fernando Carvalho e programas da TV Globo -; Marilia Pera - musical “Marilia Pera canta Carmem Miranda” -; Evandro Mesquita - na Blitz -; Daúde; Sidney Magal; Guilherme Arantes, entre outros. Fez direção de cênica de artistas e grupos vocais, como Suely Mesquita, Janaína Azevedo, Hugo Casarini, Banda Gás, grupo vocal “Flor do Canto”, Zabatê, para citar alguns.
.
*MARCELLO BOFFA Ator/Atriz
Ator e cantor, Marcelo Boffa iniciou sua carreira profissional em 1989, no Teatro Oficina, com a primeira montagem experimental de “Os Sertões”, dirigida por José Celso Martinês Corrêa. Paralelamente à carreira de ator, teve sua estreia como cantor profissional em 1984, no Festival de Música de Paraty, como solista convidado na “Cantata 68 “de J.S. Bach. Entre seus trabalhos em teatro, destacam-se: “Elsinore- Variações sobre Hamlet”, Dir. de Willian Pereira, “O Cão da Divindade”, Dir. de Antonio Carlos Bournie, “Orlando”, Dir. Bia Lessa, “Guaiú – A Ópera das Formigas”, Dir. Jamil Dias, “Os Brutos Também Amam”, Dir. Beth Lopes, “A Casa de Brinquedos”, Dir.Toquinho – “Mario Maset, Mary Stuart”, Dir. Gabriel Vilella, “A Canção Dos Direitos das Crianças”, Dir. Roberto Lage, “Pocket Broadway”, Dir. Rodrigo Pitta, “Replay”, Dir. Gabriel Vilella, “A Ópera do Malandro”, Dir. Gabriel Vilella, “A Gota D´Agua”, Dir. Gabriel Vilella, “Grease- O Musical”, Dir. Cristina Trevisan, “O Mágico de Oz” (Brasil e Chile) Dir. Billie Bond, “Divas no Divã”, Dir. Rogério Matias , “Leonce e Lena”, Dir. Gabriel Vilella, “Os Dois Cavalheiros de Verona”, Dir. Ulysses Cruz," Tieta do Agreste " - Dir. Cristina Trevisan." A Comédia dos Erros ", de W. Shakespeare - Dir. Carlo Milani e Jairo Mattos. Entre suas participações na área musical, encontram-se: Festival de Música Sacra de Paraty, Festival de Música Nova de Santos, Festival de Música Antiga de São Paulo e Festival de Música Antiga e Ópera Barroca de Juiz de Fora. No campo da música, seu objeto de estudo é a obra dos compositores dos séculos XVII e XVIII. Graças ao seu timbre de contratenor e ao estudo da música eletroacústica, gravou inúmeras trilhas para teatro, entre elas: “Mistérios Gozozos”, “Para dar um Fim no Juízo de Deus”, “Cacilda”, “Os Sertões”, todos para o Teatro Oficina; “À Margem da Vida”, Dir. Beth Lopes, trilha ganhadora do Prêmio Shell de 1999; “Orlando”, Dir. Roberto Cordonavi, a convite da Cia. Internacional de Teatro Arte Livre do Brasil, situada na Galícia. Ministra oficinas para voz cantada e falada, fez preparação de elencos e direção musical de espetáculos, tendo sido indicado para o Prêmio Shell de melhor direção musical no ano de 2007. "A Comédia dos Erros", de W. Shakespeare - Dir. Carlo Milani e Jairo Mattos.
.
*ANDO CAMARGO Ator/Atriz
Formado pela Escola de Arte Dramática (EAD-USP) e vencedor do Prêmio APCA (Associaçao Paulista dos Criticos de Arte) Melhor Ator 2006 por "Era uma vez um rio", de Lavinia Pannunzio. Trabalhou com principais diretores, tais como, Enrique Diaz (O Rei da Vela), Luis Carlos Vasconcelos (POR TI NARI), Roberto Lage (Roberto Zucco, A Mandragora). Com direção de Cassio Scapin, atuou no monólogo "Uma Praiazinha de Arei Bem Clara, Ali, na Beira da Sanga", de Caio Fernando Abreu. Também atuou como cantor/ator em Musicais (Grease, Pocket Broadway, O Mágico de OZ, A Flauta Mágica). Atualmente no elenco de O Soldadinho e a Bailarina, seu quarto trabalho com o diretor Gabriel Villela (Calígula 2007-2008, Leonce e Lena -2006 e o premiado Salmo 91- 2007/08). Na TV, em 2008, participou do seriado “Guerra e Paz”, na TV Globo, com direção de Alexandre Boury, no papel do playboy Amadeu, marido de Laura (Luana Piovani). Atualmente esteve no elenco da série "Na Forma da Lei", com direção de Wolf Maya. No cinema, participou, em 2010, do filme "Bruna Surfistinha, O doce veneno do escorpião”.
.
*ERIKA RIBA Ator/Atriz
Atriz, cantora e bailarina, formada em Artes Cênicas pela Unicamp desde 1994. Entre os principais trabalhos em teatro, destacam-se "O Soldadinho e a Bailarina", com direção de Gabriel Villela, "O Romance do Pavão Misterioso", com direção de Theotonio de Paiva, "Otelo da Mangueira", com direção de Daniel Herz, "Cora Coralina Coração Encarnado", com direção de Orã Figueiredo, "Bagunçaaaa! - Ópera Baby", de Karen Aciolly e "A Roupa Nova do Imperador" e "Coração Inquieto", ambas com direção de Sérgio Módena. No cinema, atuou no longa-metragem "1,99 - Um supermercado que vende palavras", de Marcelo Masagão e nos curtas-metragens "Oi, Laura! Oi, Luís!", de Márcio Melges, "Abril de 74", de Débora Breder e "Terça Feira", de Piatã Miller.
.
*JADERSON FIALHO Ator/Atriz
Jaderson Fialho nasceu em Cuiabá onde iniciou sua carreira em 1994 numa adaptação teatral de "A Comédia da Vida Privada", de Luiz Fernando Veríssimo. De 96 a 99, integrou o grupo Cena 11, participou de várias montagens teatrais e viajou pelo Mato Grosso com o clássico gaúcho Bailei na Curva. Paralelamente estudou jazz e sapateado e fez várias campanhas publicitárias. Em 2000, já no Rio de Janeiro, aprimorou-se em cursos com José Celso Martinez Corrêa, Daniel Herz, Ricardo Blat, Antônio Amâncio Canhães, Maria Pia e Christiane Jatahy. Continuou seus estudos em dança com Regina Sauer e sapateado com Steven Harper. Também realizou acrobacia aérea na Intrépida Trupe e canto com diversos profissionais. Em 2006, formou-se em Artes Cênicas pela UniRio. No teatro carioca, atuou em diversas produções, como Capitães da Areia (2002), direção de Pedro Vasconcelos, Dorotéia (2004), de Nelson Rodrigues, Império (2007), de Miguel Fallabela e Frida Kahlo (2008), direção de Caco Ciocler. Na TV Globo, participou das novelas Da Cor do Pecado e Pé na Jaca. Na TV Futura, do programa Multicurso Química e na TV Escola apresentou o programa Geração Saúde. No cinema, participou do aplaudido longa-metragem de Sandra Werneck: Cazuza, O Tempo não Para.
.
*CAROLINA HENRIQUES Ator/Atriz
.
*GABRIEL MESQUITA Ator/Atriz
É bacharel em Composição pela UNIRIO e atualmente cursa o último período da graduação em Produção Fonográfica da Universidade Estácio de Sá. Estudou Piano com Linda Bustani, e Harmonia com Bia Paes Leme, de quem foi professor substituto no projeto Villa- Lobinhos. Desde que concluiu a oficina de Trilha Sonora para TV e Cinema, ministrada por Tim Rescala, vem realizando trabalhos para Teatro e Televisão, como a composição da trilha da peça “Tudo que Eu Queria te Dizer”, estrelada por Ana Beatriz Nogueira, com texto de Martha Medeiros e direção de Victor Garcia Peralta; a assistência de direção Musical e Piano ao vivo no Musical infantil “O Soldadinho e a Bailarina”, estrelado por Luana Piovani, com direção de Gabriel Villela; e a assistência de direção e produção musicais da minissérie “Cinquentinha” e o especial “Criança Esperança”, da rede Globo.
.
*LETÍCIA MEDELLA Ator/Atriz
Atriz, palhaça, sapateadora, cantora, Letícia Medella é bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. No teatro, participou do musical “A Noviça Rebelde”, com direção de Charlles Moeller e Cláudio Botelho; “Lar...”, direção de Diego Molina e Vinícius Arneiro; “Ariano”, direção de Gustavo Paso. Com o grupo Hombu, fez: “Veredas Femininas”, com direção de Cláudio Mendes; “Os Diferentes”, direção de Dudu Sandroni; “Zeropéia - a centopéia e o cavaleiro”, texto e concepção de Ilo Krugli. Com Karen Acioly , fez “Bagunçaaa - ópera baby”; “Ópera do Menino Maluquinho” e “Sinfonieta Braguinha”. Protagonizou os musicais “Francisco de Assis - o musical”, de Ciro Barcellos e “Tip e Tap - ratos de sapato”, direção de Ronaldo Tasso. Na Rede Globo de televisão, atuou na novela, de Ricardo Linhares, “Meu Bem Querer” e fez uma participação em “Caça Talentos”.
.
*PEDRO LIMA Ator/Atriz
Voz de raro timbre, Pedro Lima é conhecido por sua marcante atuação, por 15 anos, no “Garganta Profunda”, Três CDs solo (Carioca, Mestiço e Futebol Musical Brasileiro Social Clube) e a atuação no Teatro Musical. Dentre os quais: “South Americam Way”, “Goodspell”, ”Missa dos Quilombos”, “Geraldo Pereira”, “Otelo da Mangueira” (atua e assina a preparação vocal), “Império”, “Divina Elizeth” (em São Paulo), “Tom & Vinícius”, “Miranda por Miranda” e o “O Soldadinho e a Bailarina”. Formado em Canto pela UNIRIO, Pedro assina, ainda, a preparação vocal de “Ai que Saudades do Lago”, “O Bem Amado”, “Gota D’água” (onde também atuou), “Aquarelas do Ary”, a “Fabulosa Corrida”, “Opereta Carioca”, “Meu Caro Amigo”, “É Samba na Veia é Candeia” e “Oui, Oui a França é Aqui”

E Agora o site: "Cennarium It's Showtime!" publica o Espetáculo: "O Soldadinho e a Bailarina" na íntegra para você assistir. A Forma prática de você estar por dentro dos teatros de todo o Brasil. Para assistir é muito simples...

Basta você entrar no site: "Cennarium Tt's Showtime" (CLIQUE NO NOME DO SITE) e fazer o seu cadastro, na sequência você precisa comprar os créditos para assistir as peças, inclusive o Musical: "O Soldadinho e a Bailarina", cada crédito tem o valor de R$1,00(Um Real), então você consulta o preço do espetáculo e assiste de acordo com a quantidade de créditos que possui, e você ainda pode, somar os créditos para usar quando quiser, basta efetuar o seu login pessoal. Não é o Máximo! O Espetáculo é maravilhoso, vale a pena conferir!

ENTÃO APROVEITE PARA CONFERIR AS FOTOS DO SITE:
(FOTOS RETIRADAS DO SITE: "Cennarium It's Showtime").














































.
.
.
.
.
E LEMBRE-SE:
ACESSE SEMPRE E DIVULGUE AGORA:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
bjus e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário